quarta-feira, 31 de agosto de 2011

EU ESRI 2011 - GIS

É isso ai pessoal, cheguei anteontem à agitada cidade de São Paulo para o evento Encontro de Usuários da ESRI (www.euesri.com.br), no Expo Center Norte (30 e 31 de agosto). Ontem foi o primeiro dia, e foi um dia de muito proveito porque reuniu mais de 800 pessoas da área de geoprocessamento de todo o país e alguns estrangeiros. O conjunto de ferramentas é da família ArcGIS.

Terça, 30 de agosto
Um dos pontos altos da abertura (parte da manhã) foi o teatro montado onde fizeram uma simulação de um atendimento de emergência na região serrana, totalmente orientado por GIS. Ficou muito bom. A primeira palestra em inglês foi moleza de acompanhar, sem nenhuma perda. A segunda já foi mais complicada, apesar de ter sido entendida (more or less 60%), foi um desafio por causa da pronúncia. Se ele estiver na trilha de amanhã acho que vou me preparar com o kit de tradução simultânea, afinal, agora só tem palestra altamente técnica.

À tarde fiquei na trilha de Petróleo e Mineração, onde a apresentação da TBG (Gasbol, ou gasoduto Brasil Bolívia) foi sem dúvida a melhor. O case apresentado mostrou a experiência da implantação, construção e próximos passos, o que já valeu por quase todo o evento. São experiências que certamente vamos usar para evitar problemas que estão por vir em nosso projeto, mas que agora serão tratados com mais facilidade e antecipação.

Depois foi a vez da apresentação do GIS-BA, usado no E&P da Petrobras Bahia, da equipe de Geodésia. Também foi passada a experiência de implantação e próximos passos, e discutiu a dificuldade de adoção do 3D por causa da sua aplicabilidade. Como o usuário não tem esta necessidade em mente dificilmente se conta com seu apoio para sensibilizar o patrocinador. O que ficou no ar é o óbvio: investir nas melhorias do sistema atual para que o usuário passe a incluir o GIS em seu processo e dele depender. Só depois, com o uso intenso, é que o mesmo pode sentir a necessidade de tais melhorias (3D, por exemplo).

Tivemos também uma palestra da EngeMap, mas foi basicamente uma sessão de marketing da empresa, aproveitando o espaço deixado por uma palestra cancelada da Petrobras, por motivo de saúde do palestrante. Valeu o tempo dedicado, pois a empresa é um grande player do mercado e apresentou muito bem suas ferramentas.


Quarta, 31 de agosto
Hoje a trilha escolhida foi de produto. O foco é na ferramenta ArcGIS Online e  na parte de como publicar os mapas e ferramentas para os dispositivos móveis. Não escolhemos nenhuma palestra de venda de produto pois já temos isto diretamente com a Imagem. Encotramos com todos os professores que tivemos até agora (Marcelo, Iara, Evandro e Bruno). O Bruno apresentou a primeira palestra Craindo mapas, processos e ferramentas com ArcGIS Desktop. As demais palestras foram sobre programação, automação, dispositivos móveis (Régis), análise avançada (Bernard Barbarisi), e uma boa propaganda de Python (Robson Monteiro).

Fiquei impressionado como a integração com a Microsoft é forte. O ArcGIS Desktop 10 já vem até com uma licença embutida para publicar mapas e ferramentas para Windows Mobile (Windows Phone). As versões para iOS (apple family) são muito bacanas e as versões para Android estão cada vez mais presentes.

Ainda aproveitei e assisti o finalzinho da apresentação de Damian Spangrud sobre ArcGIS para mobilidade, onde o assunto era a adoção do HTML5 como uma API a mais, e possivelmente a de maior interoperabilidade.
Na apresentação das linguagens de desenvolvimento, o Flex foi citado como em expansão e com melhores opções de interface gráfica. O Silverlight também tem evidências de que vai continuar como boa opção e evoluindo. Não cheguei a tempo para ouvir sobre Javascript, mas sabemos que dá para fazer automação com ele e com VBScript. A linguagem nativa do ambiente é o Python, na qual as ferramentas são desenvolvidas. O assunto mais complexo e controverso foi sobre as permissões que vão para o dispositivo móvel e como configurá-las. Outro assunto muito comentado foi o de editar as informações nos dispositivos móveis e depois tratá-las na sincronização e a rapidez e facilidade de compartilhar tudo isto na web.

Enfim, chegou o fim deste dia. Infelizmente não deu para ficar para o encerramento. Preferimos (Eu e Márcio) voltar mais cedo para o hotel porque hoje vai ter jogo às 18h no Pacaembu, bem no meio do nosso caminho. Levamos em conta que está chovendo muito aqui, a corrida de taxi custa quase R$ 40,00 sem todos estes problemas, imagine às 18h quanto custará e o tempo que levará!


Direto do Hotel Comfort Suites da Oscar Freire, SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário